Christina Cupertino


Home | Publicações | Currículo | Links | Contato

A identificação de potenciais diferenciados: encontros e desencontros de uma equipe de pesquisa em uma comunidade de periferia de São Paulo
Christina Cupertino
2001-01-01

Download do texto completo (PDF)

Este trabalho descreve o processo e as interações vividas por uma equipe de pesquisadores, cujo principal objetivo era implantar e avaliar processos interventivos para desenvolvimento de potenciais e talentos diferenciados, em um Centro de Juventude, numa comunidade da periferia paulistana. Experiência já consolidada com resultados positivos em escola de primeiro grau de classe média, essa intervenção demandava a abordagem de outro segmento populacional. São apresentados e discutidos os resultados de pesquisa que focaliza o uso (adequado ou não) de procedimentos tradicionais de avaliação psicológica, além dos impasses, negociações, impossibilidades e transformações necessárias para a realização do trabalho, para evitar conseqüências como discriminação e preconceito.


CUPERTINO, C.M.B. A identificação de potenciais diferenciados: encontros e desencontros de uma equipe de pesquisa em uma comunidade de periferia de São Paulo. Boletim APEPICTa, v. 4, 2001, pp. 30-9.





contato@christinacupertino.com.br - 2009 | website desenvolvido por