Christina Cupertino


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Incentivo à criatividade, desenvolvimento afetivo e inserção social: um estudo de caso na periferia de São Paulo
Christina Cupertino
2004-11-01

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O estudo de caso aqui apresentado foi feito no “Projeto Eduardo Marlière”, que oferece atividades de música para crianças de uma comunidade na periferia de São Paulo, Brasil. O objetivo do trabalho foi compreender o significado que a participação em um programa voltado para o aprendizado da música tem para as crianças que dele participam, focalizando principalmente de que forma o incentivo à criatividade pode transformar a vida humana. D., a menina selecionada para este trabalho, tem onze anos e faz parte do grupo de canto coral. Antes de fazer parte do projeto D. era vista como uma criança muito quieta e com uma grande dificuldade em seus relacionamentos afetivos. Após seu ingresso neste projeto, segundo os relatos, obteve uma melhora significativa em seu desenvolvimento afetivo e nos relacionamentos. Analisaremos sua experiência segundo a conceituação de criatividade de Donald W. Winnicott, principalmente com relação à importância do Viver Criativo na saúde do indivíduo, propiciado pelo espaço potencial e seus objetos transicionais..


CUPERTINO, C.M.B.; PIZA, R.S.A.T.
Incentivo à criatividade, desenvolvimento afetivo e inserção social: um estudo de caso na periferia de São Paulo
Boletim da Apepicta, 2004, pp. 9-22






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