Christina Cupertino


Home | Publicações | Currículo | Links | Contato

Publicações

Um olhar para as altas habilidades - construindo caminhos (livro)
Christina Cupertino; Secretaria Estadual da Educação de São Paulo - 2009-01-01
informações, exemplos, dúvidas e sugestões sobre como implantar atividades para a identificação e o atendimento de alunos com altas habilidades
Criação e Formação - fenomenologia de uma oficina (capítulos 10 e 11)
Christina Cupertino - 2009-01-01
em que contexto essa surpresa assim se constitui, assim como sobre as maneiras como podemos lidar com ela transformando-a numa condição para aprender "com".
Criação e Formação - fenomenologia de uma oficina (capítulos 3 e 4)
Christina Cupertino - 2009-01-01
dificuldade em articular orientações téoricas referentes ao assunto-tema até agora focalizado como o principal: a criatividade. Dentro destas, em articular conceitos
Criação e Formação - fenomenologia de uma oficina (capítulo 9)
Christina Cupertino - 2009-01-01
Sobre o edifício lógico já falamos o suficiente até agora. Minha sugestão, portanto, é a de que analisemos aqui suas possibilidades e seus limites,
Criação e Formação - fenomenologia de uma oficina (capítulo 1)
Christina Cupertino - 2009-01-01
A experiência aqui analisada teve início como uma proposta de estágio para o 5º ano de psicologia de uma universidade particular. Voltada estritamente para sensibilização
Atuação em campo com Oficinas de Criatividade: que Psicologia se faz?
Christina Cupertino - 2008-10-01
essa apresentação discute tópicos ligados a conflitos provenientes dos deslocamentos vividos por estagiários diante de formas mais heterodoxas de exercício profissional
Hacia un quehacer psicológico creativo: la preparación para la atención a la diversidad
Christina Cupertino, Cláudio de Rezende Barbosa, Gustavo Nisencwajg Faleck - 2008-01-01
Este artículo presenta una intervención psicológica atípica hecha en un proyecto social para jóvenes, en la periferia de São Paulo, Brasil. Tratamos de una situación espe
O Cultivo da imaginação e a atenção à diversidade
Christina Cupertino - 2007-07-01
A Oficina de Criatividade é hoje oferecida em uma variedade de situações e contextos por alunos de Psicologia, após terem passado eles mesmos pela experiência.
O trabalho com arte,o fazer psicológico e o compromisso social
Christina Cupertino, Cláudio de Rezende Barbosa, Gustavo N. Faleck - 2007-06-01
psicólogos dentro de um projeto social para crianças e adolescentes na periferia de São Paulo, na direção de encontrar espaço para um atendimento psicológico facilitador
Identificação de talentos em populações de baixa renda: possibilidades e impedimentos
Christina Cupertino - 2006-11-01
Qual o destino dos portadores de altas habilidades que negligenciamos identificar? Essas questões ocupam diariamente minha prática profissional dividida entre dois mundos
Criação e formação: a Oficina de criatividade revisitada
Christina Cupertino - 2006-10-01
intervenções psicoeducativas cujos objetivos são a formação de psicólogos comprometidos com os problemas da sociedade brasileira e o atendimento a pessoas em sofrimento
Oficinas de Criatividade na formação de jovens para a ação comunitária
Christina Cupertino - 2006-06-01
A experiência aqui relatada trata da implantação de uma Oficina de Criatividade como atividade regular para formação de mediadores em um programa de atendimento a criança
Fenomenologia e arte: o trabalho com Oficinas
Christina Cupertino - 2006-01-01
Essa apresentação trata do trabalho com Oficinas de criatividade em Psicologia, e pretende abordar alguns dos fundamentos dessa prática, ancorados a alguns exemplos
From immobility to realization: the steps of a path of creation
Christina Cupertino, Sonia Regina Bassi Gianetti - 2006-01-01
This paper describes and analyses the life of a talented painter, following up her path and metamorphosis. E., who has a severe physical disability
Diversity and Gifted Education: four Brazilian examples (full version)
Christina Cupertino; Zenita Guenther; Cristina Delou; Suzana G.P.A. Pérez - 2006-01-01
This chapter is addressed to those people involved with the education of the highly able/gifted. We intend to narrate different experiences developed in different places
Diversity and Gifted Education: four Brazilian examples (condensed version)
Christina Cupertino; Zenita Guenther; Cristina Delou; Suzana G.P.A. Pérez - 2006-01-01
This chapter is addressed to those people involved with the education of the highly able/gifted. We intend to narrate different experiences developed in different places
Creativity development workshops
Christina Cupertino - 2005-08-01
Teachers’ education lacks activities directed to the acquisition of self-knowledge, achieved through Creativity Workshops together with the capacity to transformation
Da imobilidade à realização: os passos de uma trajetória de criação
Christina Cupertino; Sonia Regina Bassi Gianetti - 2005-01-01
Esse trabalho tem como objetivo esclarecer alguns aspectos que podem favorecer o desenvolvimento de talentos, mesmo em condições extremamente desfavoráveis
El carácter complejo de la creatividad: discusión sobre la visión conductista radical
Christina Cupertino; Thiago P. de A. Sampaio - 2004-12-01
La visión conductista radical de la creatividad parece especilamente interesante, considerando que su cuerpo teórico defiende la inutilidad del concepto de mente
O atendimento ao superdotado no Estado de São Paulo: Programa Objetivo de Incentivo ao Talento – POIT
Christina Cupertino - 2004-11-01
O atendimento aos alunos talentosos visa suprir alternativas educacionais que complementem a formação oferecida regularmente.
Incentivo à criatividade, desenvolvimento afetivo e inserção social: um estudo de caso na periferia de São Paulo
Christina Cupertino; Roberta Abreu Sodré Toledo Piza - 2004-11-01
O objetivo do trabalho foi compreender o significado que a participação em um programa voltado para o aprendizado da música tem para as crianças que dele participam
Existe criatividade? A visão do behaviorismo radical
Christina Cupertino; Thiago P. A. Sampaio - 2004-01-01
As diferentes bases filosóficas e concepções de mundo e de homem impedem uma conceituação unívoca de qualquer fenômeno humano no campo do estudo psicológico...
Educação de talentos, desenvolvimento de potenciais diferenciados
Christina Cupertino - 2003-10-01
as atividades do POIT mantem o desafio, evitam a monotonia por meio de programas mais flexíveis. Pequenas alterações na rotina usual da escola permitem a diferenciação
Enrichment and acceleration for the gifted & talented in Latin America
Christina Cupertino - 2003-07-01
The aim of this presentation is to describe some of the activities of an enrichment program for gifted students of a private school in Sao Paulo, Brazil.
New Trends in the identification of the highly able in Latin America
Christina Cupertino - 2003-07-01
the limits and possibilities of extending the identification of gifted children from a program for middle-class gifted students to a favela population
Early identification of gifted children: the Brazilian results
Christina Cupertino - 2003-07-01
research to verify the possibility of using with Brazilian 4 to 6 year old children an inventory for the early identification of giftedness
A identificação de potenciais diferenciados: encontros e desencontros de uma equipe de pesquisa em uma comunidade de periferia de São Paulo
Christina Cupertino - 2001-01-01
implantar e avaliar processos interventivos para desenvolvimento de potenciais e talentos diferenciados, em um Centro de Juventude, numa comunidade da periferia paulista
Prácticas educativas: la universidad y la escuela cooperan para ayudar a los potenciales diferenciados
Christina Cupertino - 2000-06-01
El presente capítulo describe una experiencia de cooperación universidad-escuela desarrollada con la intención de ofrecer educación especializada a alumnos superdotados
Alfabetização precoce: condição para adiantamento escolar?
Christina Cupertino - 1999-03-01
A aceleração é entendida como "pular o ano", apesar de existirem no presente formas mais flexíveis de adaptar os conteúdos escolares às diferenças de ritmo e interesse
Facing the difference: a counseling program for gifted schoolchildren
Christina Cupertino - 1997-12-01
a program designed to provide preventive psychological support for gifted children in lower secondary school. Groups of adolescents meet once a week with psychologists as
Enfrentando a diferença: um programa de aconselhamento para alunos superdotados
Christina Cupertino - 1997-12-01
Este artigo apresenta uma atividade projetada para propiciar apoio psicológico preventivo para alunos superdotados de 1o. e 2o. graus. Facilitada por psicólogos,
Interdisciplinaridade e Psicologia: algumas reflexões
Christina Cupertino - 1997-06-01
O texto discute brevemente algumas posições pesquisadas sobre a Interdisciplinaridade: o que é, a que necessidades responde, como pode ser posta em prática.
Atenção à diversidade: subsídios para reflexão
Christina Cupertino - 1996-11-01
O trabalho tece considerações sobre identidade e diferença e como esses conceitos vêm sendo usados no contexto educacional.
University-school collaboration in defining a policy to provide for differences in learning potential
Christina Cupertino - 1996-01-01
he question of collaboration between universities and schools relates to some of the most significant topics in the field of educational research and knowledge production
Inteligência emocional:uma questão de educação
Christina Cupertino - 1996-01-01
Mais que um conceito operacionalmente definido, a expressão “inteligência emocional” foi desenvolvida e chega até nós como uma redefinição do que é “ser inteligente”
A atualização dos aspectos emocionais como facilitadora da integração do aluno superdotado
Christina Cupertino - 1996-01-01
Sabemos da necessidade de integração entre inteligência e emoções, mas até agora esses dois aspectos foram considerados campos de estudo diferentes pela ciência
Discovering Feelings: an activity for second graders
Christina Cupertino - 1995-01-01
Based on some difficulties shown by some gifted pupils in expressing feelings we have planned a "course" for young children to experience this expression
Descobrindo sentimentos: uma atividade para alunos de terceira série
Christina Cupertino - 1995-01-01
A atividade visa alcançar com essas crianças um equilíbrio entre as habilidades intelectuais e a atualização afetiva, utilizando leitura e quadrinhos



contato@christinacupertino.com.br - 2009 | website desenvolvido por